quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sacadas geniais nos sambas enredo -UNIDOS DA TIJUCA 1987



INVENTARAM O POBRE E O DINHEIRO
COM ISSO MUITA GENTE ENRIQUECEU

Este verso,um dos mais originais que eu ja ouvi em samba enredo,faz parte do samba campeão do Grupo IB(hoje Acesso) vencido pela Unidos da Tijuca no carnaval de 1987.O samba,hoje em dia,está datado,pois fala do Plano Cruzado,o pacotão,e outras mazelas da politica brasileira da epoca...porem é um samba irresistivel,defendido com muita categoria por Nego,no inicio da carreira,ja demonstrando ser um dos mais competentes interpretes de samba enredo de todos os tempos,e mais,um grande desfile da escola,que tem vasta coleção de sambaços !


Enredo: As Três Faces da mMoeda
Autor: Piedade
INTERPRETE : NEGO

Inventaram o pobre e o dinheiro
E com isso muita gente enriqueceu
Através dos tempos /Tanta coisa aconteceu

Pedindo esmola, dando golpes pra viver
Ganhando pouco, muito mal dá pra comer
Enquanto o rico vai nadando no dinheiro
O FMI vai dominando o mundo inteiro
Até parece (ô ô ô) história que vovó contou
Que no tempo do Mil Réis quanta coisa ela comprou
E o Cruzeiro que o Cruzado empacotou
Teve uma queda tão forte que a inflação baixou

Não sei o que foi que aconteceu
Com o Plano Cruzado tudo desapareceu (bis)
Tava tudo congelado /Acho que já derreteu

Eu também quero receber o meu quinhão
Falta leite, falta carne, qualquer dia falta pão
E a Unidos da Tijuca vem mostrar/As três faces da moeda pra você fiscalizar
Eu vou pra rua com a tabela na mão
Quero sentir firmeza nesse tal de pacotão
Eu tenho a força, sou o raio congelante
Quero ver se o meu dinheiro
Vai ficar como era antes

No jogo do troca-troca
Vem comigo pra folia (bis)
Barganhar sua tristeza
Com a nossa alegria

BAIXE O SAMBA AQUI
http://www.4shared.com/audio/0NFn4L1v/1987_Unidos_da_Tijuca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário