sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SAMBA ENREDO -RJ 1986










1986

Após 18 anos de serviços, a recém criada Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) jogou a Top Tape para escanteio. A tradicional gravadora realizava os discos anuais de sambas-enredo desde 1968, quando, na ocasião, fora registrado o "Festival de Sambas-Enredo". A LIESA, que permitia às próprias escolas a total organização dos desfiles, assinou contrato com a gravadora BMG e criou um selo próprio: a Gravadora Escolas de Samba. A partir de 1986, o disco oficial passaria a ser organizado pela BMG/RCA. Sua capa , à esquerda, com a destaque em cima do carro alegórico, mais o reclame da Brahma no canto inferior direito. Aliás, foi a primeira vez que a capa do disco de samba-enredo carregou consigo uma propaganda. Porém, cinco das quinze escolas que desfilariam no Grupo Especial em 1986 preferiram participar do disco do Segundo Grupo, que seria organizado pela velha Top Tape, visando obter mais lucros. As cinco agremiações que rejeitaram a BMG foram Caprichosos, União da Ilha, Estácio, Salgueiro e Unidos da Tijuca. O disco da Top Tape (cuja mostra o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Caprichosos, a "campeã do povo" conforme o escrito no canto inferior direito da capa) também contou com cinco faixas de escolas que desfilariam no Acesso-86: São Clemente, Unidos de Lucas, Santa Cruz, Engenho da Rainha e Em Cima da Hora. Portanto, quatro escolas do Acesso-86 tiveram de incluir seus sambas-enredo no disco do Terceiro Grupo: Jacarezinho (que seria a campeã), Independentes de Cordovil, Arranco e União de Jacarepaguá.

SOBRE OS SAMBAS..

Alem do classico mangueirense (um dos sambas mais conhecidos da escola),tivemos este ano,um sambaço da Império (Eu Quero -alias samba crítico que continua muito atual),o belo"Assombrações" da Ilha,uma surpresa da Imperio da Tijuca (belissimo samba homenagem as escolas do reduto tijucano,que vivo a cantarolar)o engraçado e inspirado samba da Cabuçú e o polêmico samba (considerado pornografico) da Unidos da Tijuca.


01 Mocidade Independente (Bruxarias e Estórias do Arco da Velha)
02 Vila Isabel (De Alegria Cantei, de Alegria Pulei, de Três em Três, pelo Mundo Rodei)
03 Portela (Morfeu no Carnaval,a Utopia Brasileira)
04 Império Serrano (Eu Quero)
05 Imperatriz Leopoldinense (Um Jeito pra Ninguém Botar Defeito - Agüenta Coração)
06 Beija Flor (O Mundo é uma Bola)
07 Mangueira (Caymmi Mostra ao Mundo o que a Bahia tem e a Mangueira também)
08 Imperio da Tijuca (Tijuca, Cantos, Recantos e Encantos
09 Unidos da Ponte(Tá na Hora do Samba que Fala mais Alto, que Fala Primeiro)
10 Unidos do Cabuçu (Deu a Louca na História! E Agora, Stanislaw, Como é que Fica?)
11 Caprichosos de Pilares (Brazil, com Z, não Seremos Jamais, ou Seremos?)
12 União da Ilha (Assombrações)
13 Estacio de Sa (Prata da Noite - Grande Otelo)
14 Salgueiro (Tem que se Tirar da Cabeça Aquilo que Não se Tem no Bolso - Tributo a
Fernando Pamplona)
15 Unidos da Tijuca (Cama, Mesa e Banho de Gato)

http://www.4shared.com/file/tNcxcNhR/RJ_-1986-Especial.html










Um comentário:

  1. assim como vc sou um apaixonado por sambas de enredo, e fiquei muito feliz por ter achado esse blog, onde consegui os sambas mais antigos.

    ResponderExcluir