sexta-feira, 20 de abril de 2012

MAURO QUINTAES

Sua carreira tem grande ligação com a de outro carnavalesco muito importante do carnaval carioca :MAX LOPES.Foi com ele que Mauro iniciou sua carreira,como assistente,na Unidos de Vila Isabel,no período de 1984 a 1987.Mais tarde,com Mauro já oficialmente como carnavalesco,formaram uma parceria de muito sucesso na Unidos do Viradouro,que rendeu belissimos desfiles nos carnavais de 1991 a 1993.Em 1994,ainda na Viradouro,integrou a equipe de Joaosinho Trinta,que chegava á escola.
A partir do carnaval de 1995 iniciou sua carreira solo como carnavalesco,no Grupo de Acesso,com a Porto da Pedra,ja levando a escola ao Grupo Especial no ano seguinte,e na Caprichosos de Pilares,estreando com o 9º lugar no Grupo Especial.

Em 1996,com a Porto da Pedra estreando entre as grandes,fez um dos mais belos desfiles do ano,e um dos mais marcantes para uma escola quase desconhecida na época,e que estreava no Grupo Especial.Contando com um excelente enredo,que falava sobre o carnaval pelo mundo, e um bom samba,Mauro esbanjou criatividade,suntuosidade e bom gosto em alegorias e fantasias.A escola de Sao Gonçalo estreou com força total,e ficou em um confortável 9º lugar,num ano em que o grupo tinha 18 escolas.

Em 1997,com um enredo sobre a Loucura (similar ao do Salgueiro)e outro excelente samba enredo pra ajudar,Mauro mais uma vez esbanjou talento,e foi o responsável pela melhor colocação da Porto da Pedra,até hoje, em sua história:um 5º lugar,garantindo a volta da escola no desfile das campeãs daquele ano.
Ainda em 1997,Mauro assinou o enredo da escola Acadêmicos do Sossego,no Grupo D do carnaval carioca,ajudando a escola a ser campeã daquele grupo.O enredo era "Olha o Passarinho". 

1998 nao foi um ano muito feliz para o carnavalesco.O desfile da Porto da Pedra,que em seu enredo fazia uma critica social com o tema "Maos ao Alto,Isto é um Assalto"
  teve alguns problemas,o samba nao agradou,e a escola foi rebaixada em ultimo lugar.

Em 1999 Mauro vai fazer parte do Salgueiro,onde fica ate 2002.Mais uma vez,o talento do carnavalesco é notório.Os carnavais da vermelho e branca sao suntuosos,de enorme bom gosto.Em 1999 o enredo foi sobre os 400 anos da cidade de Natal,trazendo um dos sambas mais populares do ano.4º lugar para a academia.

No ano 2000,os 500 anos do Brasil serviram de tema a todas as agremiações.O Salgueiro veio com o enredo "Sou Rei, Sou Salgueiro, Meu Reinado é Brasileiro",contando com um belissimo samba,e a unica passagem de Wander Pires pelo microfone tijucano.Ficou em 6º lugar.

 Ainda no ano 2000,assina o desfile da Unidos do Valéria,escola hoje inativa,que pertencia ao grupo D.Essa escola era originada de São Gonçalo,mesmo reduto da Porto da Pedra,e animada com a rapida ascensao da conterranea,contratou o carnavalesco consagrado pela escola.Obtem no entanto, um 10º lugar no grupo

Em 2001 o enredo salgueirense foi "Salgueiro no Mar de Xarayés, é Pantanal, é Carnaval".O espetáculo foi deslumbrante,com direito a uma réplica gigante de um Tuiuiú,capaz de fazer inveja a águia da Portela.A escola ficou em 4º lugar.

2002,o enredo foi"Asas de um Sonho. Viajando com o Salgueiro, o Orgulho de ser Brasileiro..." sobre a aviação.Com homenagem a Santos Dumont,o desfile salgueirense foi espetacular,de encher os olhos,num trabalho apuradissimo do carnavalesco.A Beija Flor trouxe enredo parecido nesse mesmo ano.Mauro se despede do Salgueiro com um 6º lugar.

2003 marca o retorno de Mauro para a Unidos do Viradouro,depois de 10 anos.Com um enredo em homenagem a atriz Bibi Ferreira a escola traz um dos bons sambas do ano e faz uma excelente apresentação,ficando na 6ª colocação.

Em 2004 a Liesa permitiu a reedição de enredos antigos e a Viradouro aproveita esse filão,reeditando o clássico 'Cirio de Nazaré',apresentado pela Estácio de Sá no carnaval de 1975.Com um desfile emocionante,realizado debaixo de chuva,contando com o excelente samba enredo,a escola termina a apuração em 4º lugar.
Ainda em 2004,Mauro assina o enredo da Leão de Nova Iguaçu,juntamente com Gilberto Muniz,no Grupo de Acesso.O tema é "Insone Planeta Insano".A escola porem nao teve a mesma sorte de sua co irmão do Especial e foi rebaixada em 11º lugar.

Em 2005 a Viradouro trouxe o enredo "A Viradouro é só Sorriso".Considero este o  trabalho de menor impacto de Mauro,com a desvantagem do samba da escola tambem nao ajudar.8º lugar para a agremiação de Niterói neste carnaval.

2006 marca a unica passagem de Mauro pela Verde e Branca -Mocidade Independente de Padre Miguel,quando a escola completava 50 anos,com o enredo "A Vida que Pedi a Deus".Embora esse desfile nao tenha obtido uma boa colocação ( 10º lugar),o trabalho de Mauro foi muito bom,inclusive com uma ala de baianas inesquecível (estandarte de ouro).
Nesse mesmo ano,estréia como carnavalesco da GRCBES Samuca,escola de samba de Rio Claro,interior de Sao Paulo,que tem como escola madrinha a Beija Flor de Nilópolis.Ja estreia campeão com o enredo :O Reino Encantado de Daniel,homenagem ao cantor sertanejo Daniel.

Em 2007,Mauro esteve fora dos grupos principais do carnaval,se dedicando aos carnavais da Academicos da Rocinha,no Grupo de Acesso e da escola Samuca de Rio Claro,continuando sua jornada campeã,na escola do interior paulista.

Em 2008 estréia,e faz sua unica participação ate entao no carnaval de São Paulo,assinando o enredo da Gavioes da Fiel,que retornava ao Grupo Especial,com o enredo  "Nas asas dos Gaviões, rumo ao portal dos Sertões - Santana de Parnaíba, berço de Bandeirantes".Com um bom conjunto de alegorias e fantasias,a escola obteve a 11ª colocação neste carnaval.
Na verdade 2008 foi um ano de jornada tripla.Assinou ainda os desfiles da Sao Clemente (escola onde estreava,e se manteve por mais 2 anos),no Grupo Especial,com enredo sobre o centenario da vinda da familia real ao Brasil (escola desceu,mas o desfile foi bom) e permaneceu na Samuca de Rio Claro,sendo mais uma vez campeão.

Em 2009 continua na São Clemente,que obtem o 4º lugar do Grupo de Acesso com o enredo "O Beijo Moleque da São Clemente",e mais uma vez,sagra a escola Samuca,campeã de Rio Claro.

2010 Mauro,assinando o carnaval da São Clemente,faz com que a escola 'retorne as suas origens' de escola de enredos de protesto e traz o "Choque de Ordem na Folia",enredo que trouxe a São Clemente de volta ao Grupo Especial.Na Samuca de Rio Claro,obtem a 4ª colocação.

Em 2011,juntamente com Wagner Gonçalves,assina o carnaval da Mangueira,que homenageia seu ilustre componente Nelson Cavaquinho.Se dedica exclusivamente a escola e faz um bom trabalho na verde e rosa,contando com a força da nação mangueirense e um excelente samba,mas é dispensado logo após o carnaval (a escola ficou com a 3ª colocação)

Em 2012 participa do carnaval da Império Serrano,que traz um enredo que tambem homenageia outra figura ilustrissima do nosso samba : Dona Ivone Lara.Seu trabalho foi elogiado pela diretoria da escola da Serrinha.A escola foi vice campeã do Grupo de Acesso.Em Rio Claro,mais uma vez,faz da escola Samuca a campeã da cidade.



 CRONOLOGIA & VIDEOS
DESFILES ASSINADOS POR MAURO QUINTAES

1991-UNIDOS DO VIRADOURO 
(com MAX LOPES)
Enredo: Bravo, Bravíssimo - Dercy, o Retrato de um Povo



1992-UNIDOS DO VIRADOURO 
(com MAX LOPES)
ENREDO:E a Magia da Sorte Chegou


1993-UNIDOS DO VIRADOURO
(com MAX LOPES)
ENREDO: AMOR SUBLIME AMOR 

1995 
UNIDOS DO PORTO DA PEDRA
ENREDO : CAMPO CIDADE -EM BUSCA DA FELICIDADE


CAPRICHOSOS DE PILARES
DA TERRA BROTEI, NEGRO SOU E OURO VIREI

1996
UNIDOS DO PORTO DA PEDRA
ENREDO: UM CARNAVAL DOS CARNAVAIS

1997
UNIDOS DO PORTO DA PEDRA
ENREDO:  NO REINO DA FOLIA, CADA LOUCO COM SUA MANIA!

ACADEMICOS DO SOSSEGO
ENREDO: OLHA O PASSARINHO !

1998
UNIDOS DO PORTO DA PEDRA
ENREDO: SAMBA NO PÉ E MAOS AO ALTO...ISTO É UM ASSALTO

1999
ACADEMICOS DO SALGUEIRO
ENREDO: SALGUEIRO É SOL,É SAL NOS 400 ANOS DE NATAL

2000
ACADEMICOS DO SALGUEIRO
ENREDO: SOU REI,SOU SALGUEIRO,MEU REINADO É BRASILEIRO

UNIDOS DO VALERIA
ENREDO:VALERIA CANTA E SAMBA O SUCESSO DE BONSUCESSO

2001
ACADEMICOS DO SALGUEIRO
ENREDO: SALGUEIRO NO MAR DE XARAYÉS,É PANTANAL,É CARNAVAL

2002
ACADEMICOS DO SALGUEIRO
ENREDO:ASAS DE UM SONHO,VIAJANDO COM O SALGUEIRO,O ORGULHO DE SER BRASILEIRO

2003
UNIDOS DO VIRADOURO
ENREDO:A VIRADOURO CANTA E CONTA BIBI...UMA HOMENAGEM AO TEATRO BRASILEIRO

2004
 UNIDOS DO VIRADOURO
ENREDO: PEDIU PRA PARÁ,PAROU...COM A VIRADOURO EU VOU PRO CÍRIO DE NAZARÉ

LEÃO DE NOVA IGUAÇÚ 
(com GILBERTO MUNIZ)
ENREDO: INSONE PLANETA INSANO  

2005
UNIDOS DO VIRADOURO
ENREDO: A VIRADOURO É SÓ SORRISO !

2006
MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL
ENREDO : A VIDA QUE PEDI A DEUS

SAMUCA
ENREDO: O REINO ENCANTADO DE DANIEL

2007
ACADEMICOS DA ROCINHA
ENREDO: O GIGANTE MUNDO DOS PEQUENOS

SAMUCA
ENREDO: DO PÓ DA TERRA FUI CRIADO,E COM O BARRO CRIAREI

2008
SÃO CLEMENTE
ENREDO: O CLEMENTE JOAO VI NO RIO: A REDESCOBERTA DO BRASIL

GAVIÕES DA FIEL
ENREDO: NAS ASAS DOS GAVIÕES,RUMO AO PORTAL DOS SERTÕES:SANTANA DE PARNAÍBA,BERÇO DE BANDEIRANTES

SAMUCA
ENREDO:NUM MUNDO DE FANTASIAS,SOU SAMUCA E VOU BRINCAR

2009
  SÃO CLEMENTE
ENREDO: O BEIJO MOLEQUE DA SÃO CLEMENTE

SAMUCA
ENREDO: MAJESTOSAMENTE...UM REINADO SAMUQUEIRO !

2010
SÃO CLEMENTE
ENREDO: CHOQUE DE ORDEM NA FOLIA

SAMUCA
ENREDO: BALANÇA,BALANÇA,DEIXA MAREJAR,A ONDA AGORA É SAMUCAR

2011
MANGUEIRA
(com WAGNER GONÇALVES)
ENREDO: O FILHO FIEL,SEMPRE MANGUEIRA

2012
IMPÉRIO SERRANO
ENREDO: DONA IVONE LARA -O ENREDO DO MEU SAMBA

SAMUCA
ENREDO :UM SHOW DE MISTÉRIO







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário